O Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul - SC conta com um acervo de obras raras disponível na Biblioteca Kelvin Duarte composto por cerca de 3000 de documentos de variados tipos - cartas náuticas, plantas de embarcações, documentos sobre engenharia naval, documentos da marinha portuguesa da época da colonização brasileira entre outros documentos de valor histórico virtualmente imensurável. Grande parte desse material é procurado por pesquisadores, alunos, especialistas da engenharia naval, historiadores e outros interessados nesse conhecimento.

Uma das etapas do desenvolvimento do Portal Barcos do Brasil é a criação da Biblioteca Digital para disponibilizar o acervo digital da Biblioteca Kelvin Duarte.

A missão de uma Biblioteca Digital é oferecer acesso direto a recursos de informação digital de maneira estruturada e autorizada e, assim, ser uma conjunção de tecnologias da informação, educação e cultura no serviço de uma unidade de informação contemporânea.

Assim, esta Biblioteca tem por objetivos:

  • Apoiar a digitalização, acesso e preservação do patrimônio cultural e científico.
  • Proporcionar acesso a todos os usuários aos recursos de informação recolhidos pelas unidades de informação, respeitando os direitos de propriedade intelectual.
  • Adotar sistemas interoperáveis de biblioteca, museus virtuais e repositório digital para promover padrões de livre acesso.
  • Preservar e garantir a acessibilidade permanente do material digital.
  • Ligar outras unidades de informação e bibliotecas digitais de pesquisa de alta velocidade e redes de desenvolvimento.
  • Aproveitar-se da maior convergência de meios de comunicação e papéis institucionais para criar e disseminar conteúdo digital.

A visão que norteia essa proposta de projeto é inspirada em estudos e pesquisas científicas, e em tecnologias de última geração para o desenvolvimento de repositórios digitais. Nesse sentido, a implantação do projeto é realizando de maneira sistemática, com uma metodologia consistente e com resultados qualitativos concretos.

Em parceria com a Digital Librares, responsável pelo desenvolvimento e implantação da Biblioteca Digital, O Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul está disponibilizando todo seu acervo digitalizável.

O Laboratório de Tecnologias Aplicadas à Gestão do Conhecimento e da Informação - LabTecGC da Universidade do Estado de Santa Catarina é parceiro do Projeto, numa ação de Extensão coordenada pelo Prof. Dr. Divino Ignácio Ribeiro Júnior, apoiando a digitalização e hospedando o Portal Barcos do Brasil.

O Museu Nacional do Mar pretende primeiramente promover a salvaguarda do patrimônio naval brasileiro, participando ativamente e promovendo encontros e discussões sobre os mesmos, diagnósticos e formas de preservação, promovendo atividades que valorizem e estimulem pescadores, modelistas, artesãos e navegadores, de forma que estas atividades ligadas ao mar permaneçam sendo realizadas de forma autêntica, por quem realmente as dominam.

Dentre as demais missões do Museu pode-se destacar: disponibilização do acervo ao maior número de visitantes possível, promovendo acessibilidade física e social, buscando estimular a participação de moradores da região; fazer da biblioteca uma referência nacional no tema, que possa atender desde estudantes curiosos aos mais gabaritados especialistas; fazer do espaço físico do Museu um lugar pedagógico complementar, no qual os professores encontram material específico, além de uma série de possibilidades sinestésicas, maquetes, réplicas de animais, músicas, entre outros.

Assim, mais do que um espaço de observação, o Museu se torna um espaço de experimentação, onde o aprendizado se dá de forma fluída. Colocar, aqui, o exemplo do Museu é fundamental, pois este é um ponto de difusão cultural, no qual queremos que a cidade se espelhe; todo esse trabalho é feito com o objetivo de aproximar a comunidade e fazer com que ela tenha orgulho de 'ter' este Museu, e com isso ter orgulho da própria cidade.

Buscar no Acervo

Navegar

Minha conta